Fichamento sobre o livro "Gêneros literários" de Angélica Soares.


Fichamento do livro Gêneros literários
DIAS, José Eduardo Santos Dias[1]

Referência Bibliográfica:
SOARES, Angélica. GÊNEROS LITERARIOS. 6. ed.São Paulo:Ática,2003.  

Palavras-chave:
Gênero literário, texto e histórico-cultural.

Objeto:
Gêneros Literários

Objetivos:
Denominar os diferentes gêneros literários a partir de Aristóteles. Mostra os gêneros literários da atualidade. Expor as contribuições da antiguidade para os gêneros literários de atuais.
Metodologia:
Estudos de teorias, releitura sobre temas com apresentações de citações e comparação das mesmas sobre autores renomados.

Principais conceitos utilizados pelo autor: (provados com citações)
Característica dos gêneros. “A caracterização dos gêneros, tomando por vezes feições normativas, ou apenas descritivas...” (p.7)
Teorias literárias sobre gêneros. “... reintroduz-se a idéia de gênero como um fenômeno dinâmico, em incessante mudança...” (p.17)
 Transformação das formas dos gêneros. ”Os traços dos gêneros sobre em constante transformação...” (p.21)
Contribuição de Platão na literatura. “Como Platão atribuísse as artes uma função moralizante...”(p.9)
 Conceito de Elegia. “Grego elegia, cantos de luto e tristeza”. (p.33)
O tempo na narrativa. “Toda narrativa desenrola-se dentro do fluxo do tempo, tanto no plano de diegese, quanto no discurso...” (p.49)
Conceito de conto. “Sendo a designação da forma narrativa de menor extensão...” (p.54)

Teóricos que fundamentam o texto.
ADORNO, Theodor; ARISTÓTELES; BAKHTIN, Mikhail; BERGSON, Henri; BOILEAU; BRECHT, Bertolt; BRUNETIRE, Ferdinand; COUTINHO, Afrânio; CROCE, Benedetto; EIKHENBAUM, Boris ET alii; FORSTER, E. M. FRYE, Northrop; GENETTE, Gérard; HUGO, Victor; JAKOBSON, Roman; JOLLES, André; LIMA, Luiz Costa; MOISÉS, Massaud; PLATON; POUILION, Jean; SILVA, Vítor; STAIGER, Emil; TODOROV, Tzvetan; TYNIANOV, Iouri; VASSALO,Lígia ET alii.

Principais conclusões do texto. (provadas com citações)
Os gêneros variam com o passa do tempo “... a noção de gênero literário é também histórico-cultural...”(p.77)
É preciso que os textos sejam avaliados de forma passiva sem interferência, para avaliá-lo na sua concepção de gênero. ”É, portanto, necessário que examinemos de modo aberto, não conclusivo, cada texto, respeitando os caminhos que ele próprio nos abra para focalizá-lo, em sua relação de concordância ou discordância, com a concepção dos gêneros.” (p.77)
As ideologias acham-se desfragmentada com isso os gêneros se encontram desfalecido. ”Atentemos para o fato de que, se hoje as ideologias se acham tão pulverizadas não é de se estranhar que os  gêneros literários  se encontrem esfacelados” (p.78)

Comentário pessoal sobre o texto.
O livro trás a tona os conhecimentos de grandes escritores, determinados a conceitua os gêneros literários. Por meio de conceitos pode se afirma com uma corrente cronológica, demonstrado desde o início dos pensamentos ate as concepções atuais. Podendo assim de dizer que com as citações, com seus grandes pensamentos encandearam-se conceitos de que os gêneros fazem parte do fenômeno histórico-cultural e vai depender da abordagem feita na deliberação dos gêneros. Trazendo o simplificamento para os leitores, como denominar os gêneros com outros olhos de julgamento.



[1] Graduando em Letras Português- Inglês pela Faculdade José Augusto Vieira.

3 comentários:

  1. "O livro trás..."? Ou seria "traz"? Existe a palavra "simplificamento"?

    ResponderExcluir
  2. Vocês escreverão errado,precisão cuidar,por serem educadores. Certo seria O livro Traz a tona.

    ResponderExcluir