Fichamento da obra "O Arco e a Lira" de Octávio Paz .



























Fichamento do livro O Arco e a Lira

Naiara da Conceição Santos[1]

PAZ, Octávio. O Arco e a Lira. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1982.

Objeto
Percebe-se que são vários os conceitos utilizados para poesia ,pois ela é capaz de transformar o mundo. Mesmo poesia e poemas estarem ligados, nem toda poesia contém poema mas o poema emite a poesia. Contudo, são varias formas existentes de poesia levando a construir um tipo ideal de poema , com isso o poeta se alimenta do estilo por que sem ele não possuiria poema.

Objetivo
Mostrar que todas as vezes que se compreende a poesia se introduzem resíduos alheios sendo filosóficos, morais entre outros, mas sabendo que a poesia proporciona várias coisas mesmo desaparecendo os significados daquelas palavras. Pois, poema está relacionado ao tempo puro  e a poesia é o tempo com um ritmo criador.

Metodologia
O autor divide o texto em três partes respondendo as seguintes questões: Há um dizer poético o poema irredutível a qualquer outro dizer? O que dizem os poemas? Como se comunica o dizer poético?

Principais conceitos utilizados pelo autor.
“ A poesia é conhecimento, salvação, poder, abandono. Operação capaz de transformar o mundo, a atividade poética é revolucionaria por natureza; exercício espiritual, é um método de libertação interior. A poesia revela este mundo, cria outro.” (p. 15)
“ [...] O poema é um caracol onde ressoa a música do mundo e métricas e rimas são apenas correspondências, ecos da harmonia universal [...].” (p. 15)
“ [...] O poema é uma máscara que oculta o vazio, bela prova da supérflua grandeza de toda obra humanal. “ (p. 16)
“ [...] O poético é poesia em estado amorfo; o poema é a criação, poesia que se ergue [...]. O poema é um organismo verbal que contém, suscita ou emite poesia [...].” (p. 17)
“[...] A técnica é repetição que se aperfeiçoa ou se degrada: é herança e mudança [...].” (p. 20)
“[...] O poema é algo que está mais além da linguagem [...].” (p. 27)
“[...] O poema não é senão isto: possibilidade; algo que só se anima ao contracto de um leitor ou de um ouvinte [...].” (p. 30)
“[...] O poema é via de acesso  ao tempo puro, imersão nas águas originais da existência. A poesia não é nada senão tempo, ritmo perpetuamente criador.” (p. 31)

Teóricos que fundamentam o texto do autor
Aristóteles , Ortega y Gasset, Nerval e Hugo, Velazquiz e Rubens, Valéry e Apollinaire, San Juan de La Cruz, Sófocles, Eurípedes, Tirso, Lope, Góngora, Dámaso Alonso, Rubéns Dário, Kavya, Konarak, Sor Juana, Monsieur Jourdan, Alfonso Reyes, Piero de La, Francesca, Masaccio, Leonardo e Ucello.

Relação entre o texto selecionado de Octávio Paz e o documentário “ Janela da Alma” de João Jardim e Walter Carvalho.
A relação existente entre eles é que a poesia e poema podem ser apreciadas como imagens pois, quando se é bem observada torna-se uma forma de poesia mesmo com percepção visual ou emocional diferentes, algumas pessoas só em ouvir o que lhe está sendo narrado começa a “viajar” em suas próprias imagens interiores transformando-as em poesia com isso, a poesia está presente pelo som, imagem, depoimentos e jogo do sentido. Portanto não é necessário somente ver para saber que é poesia .

Principais conclusões do texto de paz
“[...] Uma tela, uma escultura, uma dança são, a sua maneira, poemas. E essa maneira não é muito diferente da do poema feito de palavras. A diversidade das artes não impede sua unidade. Ao contrário, destaca-a.” (p. 22)
“[...] Sob condições de examinar com mais atenção em que consiste esse ultrapassar a história, podemos concluir que a pluralidade de poemas não nega, antes afirma, a unidade da poesia.” (p. 28)
“[...] A leitura do poema mostra semelhança com criação poética. O poeta cria imagens, poemas, o poema faz do leitor imagem, poesia.” (p. 30)

Principais conclusões do documentário
“ O poder da palavra em “Janela da Alma” nos faz abrir os olhos para um mundo mais subjetivo, mais metafórico.” (p.15)
“Os diretores não precisam usar imagens ( ou pelo menos não pecisam usar mais imagem do que utilizaram), pois fica a cargo do espectador “viajar” em suas próprias imagens interiores, guiadas pelas experiências narradas.” (p. 15)
“Como diz Wim Wender para João Jardim e Walter Carvalho em seus depoimentos: “ Queria ver os filmes nas estrelinhas, assim como fazia com os livros quando era criança. Não há espaço entre as imagens, não há espaço para se projetar, introduzir neles os próprios sonhos.””  (p. 15)
“ A poesia está presente nesse jogo da subjetividade materializada pelo som, imagem, depoimento e jogo de sentido.” (p.15)


Comentário pessoal
Pode-se dizer que, a poesia está relacionada com o conhecimento, poder, salvação, abandono capaz de transformar o mundo no qual, revela um mundo e cria outro. Poema torna-se uma grandeza de toda obra humana, mas nem toda obra construída sob as leis métricas contém poesia, ela se isola num produto humano, o poético é poesia e o poema a criação sendo o lugar de encontro com o homem com isso, as disciplinas literárias são imprescindíveis se é preciso estudar uma obra. Percebe-se que, a história e a biografia pode dar tonalidade de um período, descrever um estilo como também desentranhar o porquê e como de um poema, ele por ser um objeto único necessita de técnicas e estilo para da a partida pois, eles emitam o seu tempo e sem eles não haveria poemas, mas só a poesia pode mostrar a diferença entre criação e estilo, obra de arte e utensílio. Acrescenta-se  que a linguagem falada está próxima da poesia do que a prosa pois, a palavra tem potencialidade de direções e sentido já a prosa identificar seus significados a custa dos outros para que no poema a linguagem possa recuperar sua originalidade primitiva, pela redução que lhe impõe a prosa e a fala. Contudo, o poema torna-se mais a além da linguagem, ele é único e a leitura dele revela o que é poesia porque o poeta cria imagens e o poema faz do leitor imagem, poesia. Portanto, poesia e poema faz parte da vida humana.

Palavras-chave
Poema. Poesia. Estilo. Linguagem. Poético.



[1] Graduando em Letras Português- Inglês pela Faculdade José Augusto Vieira.

2 comentários: