Fichamento
Referência: KENSKI, Vani
Moreira. Tecnologias e Ensino Presencial e a Distância. 5.ed.[S.I.] : Papirus
Editora, 2008.p.17-51.
Ø As tecnologias estão presentes tão presentes que nem
percebemos mais que não são coisas naturais e já não sabemos viver sem fazer o
uso delas.
Ø Tecnologia é o conjunto de conhecimentos e princípios
científicos que se aplicam ao planejamento, à construção e à utilização de um
equipamento em um determinado tipo de atividade.
Ø Quando falamos da maneira, do jeito ou da habilidade de lidar
com cada tipo de tecnologia para exercitar ou fazer algo, referimo-nos à
técnica.
Ø Todas as eras correspondem a um determinado tipo de
tecnologia.
Ø
A utilização de utensílios ligados a sobrevivência da
espécie foi à maneira inteligente que o homem encontrou para não desaparecer.
Ø Surge a criação permanente da tecnologia cada vez mais
sofisticada.
Ø O avanço tecnológico provoca mudanças no meio político,
econômico social e, em consequência, a divisão social e do trabalho.
Ø Elas transformam nossas maneiras de pensar, agir, sentir,
comportar, comunicar e de adquirir conhecimentos. Criam também uma nova cultura
e um novo modelo de sociedade copiado dos personagens da televisão.
Ø As tecnologias não são apenas feitas de produtos e
equipamentos.
Ø Articuladas ás tecnologias da inteligência nós temos as
tecnologias de comunicação e informação que por meio de suportes realizam o
acesso.
Ø Uma pesquisa feita por Reeves e Nass mostra que, a maioria
das pessoas tratam seus televisores e computadores como pessoas ou lugares.
Ø As mídias podem despertar sentimentos, exigir atenção,
intimidar, influenciar a memória e mudar o conceito do que é natural. Isso
porque a televisão não deixa intervalos para refletir sobre o que vemos, só
depois utilizamos nossa capacidade de raciocínio para compreender que tudo
aquilo é ficção.
Ø Os meios de comunicação e de informação tornam as pessoas
mais informatizadas, comunicativas e orientadas. Sendo que, os meios de
comunicação e de informação são vistas como companhias.
Ø A velocidade das alterações informacionais cria a necessidade
de atualização do homem para acompanhar essas mudanças.
Ø O acesso desses produtos tecnológicos e a utilização para a
obtenção de informações é um grande desafio para a sociedade e demanda mudanças
nas esferas econômicas e educacionais de forma ampla. Para garantir a
utilização confortável.
Ø O acesso às tecnologias eletrônicas de comunicação e de
informação trouxe novas maneiras de organizar socialmente, alterando a maneira
de trabalhar nas atividades ligadas à educação escolar.
Ø Antes a aprendizagem de informações e conceitos era tarefa
exclusiva da escola, ao final de um determinado grau de escolarização a pessoa
podia considerar-se formada, isto é, já possuía informações e conhecimentos
suficientes para exercer uma profissão.
Ø Antes para ir a escola era necessário um deslocamento até a
instituição para ensinar ou aprender. E o tempo da escola era considerado
dedicado a aprendizagem.
Ø As transformações tecnológicas da atualidade impõem novos
ritmos de aprendizagem e de adaptação ao novo.
Ø A tecnologia redimensiona nosso deslocamento e nossas
disponibilidades temporais com prazos e compromissos a serem compridos.
Ø A tecnologia moderna reestrutura ainda mais a consciência e a
memória, impondo uma nova ordem nos nossos modos de compreender e de agir sobre
o mundo.
Ø
A revolução digital transforma o espaço educacional. Não
importa o lugar em que estiver o aluno terá acesso ao conhecimento disponível
nas redes e pode continuar a aprender.
Ø Novas tecnologias viabilizam o aparecimento das escolas
virtuais, modalidades de ensino à distância para todos os níveis e todos os
assuntos.
Ø Para Levy (1993), o conhecimento categoriza-se de três formas
diferentes: a oral, a escrita e a digital. No entanto, elas nos encaminham para
percepções diferentes, racionalidades múltiplas e comportamentos de
aprendizagem diferenciados.
Ø A compreensão das metáforas relacionadas ao conhecimento e as
formas de sua apreensão nos mostra que a referência clássica da estrutura dos
saberes e das ciências é a imagem da árvore.
Ø A metáfora da árvore, portanto, remete-se ao conhecimento
temporal e espacialmente articulado, estruturado em uma continuidade
determinada e que para ser compreendido, precisa respeitar os desdobramentos
hierarquicamente estabelecidos nos campos específicos de cada ciência.
Ø A proposta de Deleuze e Guattari (1995) para o conhecimento
humano, em que a multiplicidade de conhecimentos intercambiáveis das mais
diversas áreas, prolifera por meio das novas tecnologias de rede e comunicação.
É a compreensão do mundo em forma de rizoma.
Ø No conhecimento rizomático não existe pontos definidos, mas
somente linhas interconectadas que se relacionam nas variadas possibilidades.
Ø O impacto das novas tecnologias exige uma reflexão sobre o
que é o saber e, sobre as formas de ensinar e aprender. Exige também a
apropriação e o uso dos conhecimentos e saberes disponíveis.
Ø As tecnologias eletrônicas de comunicação e informação como
possibilidade didática, exigem em termos metodológicos uma orientação à prática
docente com base em uma nova lógica.
Ø Laurillard (1995) apresenta quatro diferentes tipos de ensino
que podem ser desenvolvidos através da tecnologia de comunicação e informação.
Ø No primeiro, o professor aparece como o contador de histórias
e pode ser substituído por um vídeo ou programa de rádio.
Ø No segundo, o professor ensina o conteúdo por meio da
discussão, com outras interações fora da sala de aula.
Ø No terceiro, o aluno assume o papel de pesquisador e interage
com o conhecimento por meio dos recursos multimidiáticos. E cabe ao professor
ordenar os conhecimentos pesquisados.
Ø No quarto, apresenta professores e alunos como colaboradores
utilizando os recursos multimidiáticos para realizar buscas e trocas de
informações, onde professor e aluno aprendem.
Ø É preciso que esse profissional tenha tempo e oportunidades
de familiarização com as novas tecnologias educativas, para que na prática,
faça escolhas conscientes sobre o uso das formas mais adequadas ao ensino de um
tipo de conhecimento, em um determinado nível de complexidade, para um grupo
específico de alunos e em tempo disponível.
Ø Segundo Gatti (1993), as novas formas de movimentação e a
reorganização da sala de aula criam uma distribuição de espaço e de tempo entre
o trabalho do docente com o discente.
ELABORADO POR TAISSA
SILVA SANTOS, ACADÊMICA DO CURSO DE LETRAS- PORTUGUES/ INGLÊS DA FACULDADE JOSÉ
AUGUSTO VIEIRA
Adorei este trabalho.
ResponderExcluir