Fichamento sobre Tecnologias e Ensino Presencial e a Distância


Fichamento
  

Referência: KENSKI, Vani Moreira. Tecnologias e Ensino Presencial e a Distância. 5.ed.[S.I.] : Papirus Editora, 2008.p.17-51.



Ø        As tecnologias estão presentes tão presentes que nem percebemos mais que não são coisas naturais e já não sabemos viver sem fazer o uso delas.
Ø        Tecnologia é o conjunto de conhecimentos e princípios científicos que se aplicam ao planejamento, à construção e à utilização de um equipamento em um determinado tipo de atividade.
Ø        Quando falamos da maneira, do jeito ou da habilidade de lidar com cada tipo de tecnologia para exercitar ou fazer algo, referimo-nos à técnica.
Ø        Todas as eras correspondem a um determinado tipo de tecnologia.
Ø
          A utilização de utensílios ligados a sobrevivência da espécie foi à maneira inteligente que o homem encontrou para não desaparecer.
Ø        Surge a criação permanente da tecnologia cada vez mais sofisticada.
Ø        O avanço tecnológico provoca mudanças no meio político, econômico social e, em consequência, a divisão social e do trabalho. 
Ø        Elas transformam nossas maneiras de pensar, agir, sentir, comportar, comunicar e de adquirir conhecimentos. Criam também uma nova cultura e um novo modelo de sociedade copiado dos personagens da televisão.
Ø        As tecnologias não são apenas feitas de produtos e equipamentos.
Ø         Articuladas ás tecnologias da inteligência nós temos as tecnologias de comunicação e informação que por meio de suportes realizam o acesso.
Ø        Uma pesquisa feita por Reeves e Nass mostra que, a maioria das pessoas tratam seus televisores e computadores como pessoas ou lugares.
Ø        As mídias podem despertar sentimentos, exigir atenção, intimidar, influenciar a memória e mudar o conceito do que é natural. Isso porque a televisão não deixa intervalos para refletir sobre o que vemos, só depois utilizamos nossa capacidade de raciocínio para compreender que tudo aquilo é ficção.
Ø        Os meios de comunicação e de informação tornam as pessoas mais informatizadas, comunicativas e orientadas. Sendo que, os meios de comunicação e de informação são vistas como companhias.
Ø        A velocidade das alterações informacionais cria a necessidade de atualização do homem para acompanhar essas mudanças.
Ø        O acesso desses produtos tecnológicos e a utilização para a obtenção de informações é um grande desafio para a sociedade e demanda mudanças nas esferas econômicas e educacionais de forma ampla. Para garantir a utilização confortável.
Ø        O acesso às tecnologias eletrônicas de comunicação e de informação trouxe novas maneiras de organizar socialmente, alterando a maneira de trabalhar nas atividades ligadas à educação escolar.
Ø        Antes a aprendizagem de informações e conceitos era tarefa exclusiva da escola, ao final de um determinado grau de escolarização a pessoa podia considerar-se formada, isto é, já possuía informações e conhecimentos suficientes para exercer uma profissão.
Ø        Antes para ir a escola era necessário um deslocamento até a instituição para ensinar ou aprender. E o tempo da escola era considerado dedicado a aprendizagem.
Ø        As transformações tecnológicas da atualidade impõem novos ritmos de aprendizagem e de adaptação ao novo.
Ø        A tecnologia redimensiona nosso deslocamento e nossas disponibilidades temporais com prazos e compromissos a serem compridos.
Ø        A tecnologia moderna reestrutura ainda mais a consciência e a memória, impondo uma nova ordem nos nossos modos de compreender e de agir sobre o mundo.
Ø
          A revolução digital transforma o espaço educacional. Não importa o lugar em que estiver o aluno terá acesso ao conhecimento disponível nas redes e pode continuar a aprender.
Ø        Novas tecnologias viabilizam o aparecimento das escolas virtuais, modalidades de ensino à distância para todos os níveis e todos os assuntos.
Ø        Para Levy (1993), o conhecimento categoriza-se de três formas diferentes: a oral, a escrita e a digital. No entanto, elas nos encaminham para percepções diferentes, racionalidades múltiplas e comportamentos de aprendizagem diferenciados.
Ø        A compreensão das metáforas relacionadas ao conhecimento e as formas de sua apreensão nos mostra que a referência clássica da estrutura dos saberes e das ciências é a imagem da árvore.
Ø        A metáfora da árvore, portanto, remete-se ao conhecimento temporal e espacialmente articulado, estruturado em uma continuidade determinada e que para ser compreendido, precisa respeitar os desdobramentos hierarquicamente estabelecidos nos campos específicos de cada ciência.
Ø        A proposta de Deleuze e Guattari (1995) para o conhecimento humano, em que a multiplicidade de conhecimentos intercambiáveis das mais diversas áreas, prolifera por meio das novas tecnologias de rede e comunicação. É a compreensão do mundo em forma de rizoma.
Ø        No conhecimento rizomático não existe pontos definidos, mas somente linhas interconectadas que se relacionam nas variadas possibilidades.
Ø        O impacto das novas tecnologias exige uma reflexão sobre o que é o saber e, sobre as formas de ensinar e aprender. Exige também a apropriação e o uso dos conhecimentos e saberes disponíveis.
Ø        As tecnologias eletrônicas de comunicação e informação como possibilidade didática, exigem em termos metodológicos uma orientação à prática docente com base em uma nova lógica.
Ø        Laurillard (1995) apresenta quatro diferentes tipos de ensino que podem ser desenvolvidos através da tecnologia de comunicação e informação.
Ø        No primeiro, o professor aparece como o contador de histórias e pode ser substituído por um vídeo ou programa de rádio.
Ø        No segundo, o professor ensina o conteúdo por meio da discussão, com outras interações fora da sala de aula.
Ø        No terceiro, o aluno assume o papel de pesquisador e interage com o conhecimento por meio dos recursos multimidiáticos. E cabe ao professor ordenar os conhecimentos pesquisados. 
Ø        No quarto, apresenta professores e alunos como colaboradores utilizando os recursos multimidiáticos para realizar buscas e trocas de informações, onde professor e aluno aprendem.
Ø        É preciso que esse profissional tenha tempo e oportunidades de familiarização com as novas tecnologias educativas, para que na prática, faça escolhas conscientes sobre o uso das formas mais adequadas ao ensino de um tipo de conhecimento, em um determinado nível de complexidade, para um grupo específico de alunos e em tempo disponível.
Ø        Segundo Gatti (1993), as novas formas de movimentação e a reorganização da sala de aula criam uma distribuição de espaço e de tempo entre o trabalho do docente com o discente.




ELABORADO POR TAISSA SILVA SANTOS, ACADÊMICA DO CURSO DE LETRAS- PORTUGUES/ INGLÊS DA FACULDADE JOSÉ AUGUSTO VIEIRA

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