terça-feira, 17 de abril de 2012

Tudo sobre o programa Mais Educação presente na nossa cidade.




Programa Mais Educação

O Programa Mais Educação, criado pela Portaria Interministerial nº 17/2007, aumenta a oferta educativa nas escolas públicas por meio de atividades optativas que foram agrupadas em macrocampos como acompanhamento pedagógico, meio ambiente, esporte e lazer, direitos humanos, cultura e artes, cultura digital, prevenção e promoção da saúde, educomunicação, educação científica e educação econômica.

A iniciativa é coordenada pela Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade (SECAD/MEC), em parceria com a Secretaria de Educação Básica (SEB/MEC) e com as Secretarias Estaduais e Municipais de Educação. Sua operacionalização é feita por meio do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE), do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).

O programa visa fomentar atividades para melhorar o ambiente escolar, tendo como base estudos desenvolvidos pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), utilizando os resultados da Prova Brasil de 2005. Nesses estudos destacou-se o uso do “Índice de Efeito Escola – IEE”, indicador do impacto que a escola pode ter na vida e no aprendizado do estudante, cruzando-se informações socioeconômicas do município no qual a escola está localizada.

Por esse motivo a área de atuação do programa foi demarcada inicialmente para atender, em caráter prioritário, as escolas que apresentam baixo Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), situadas em capitais e regiões metropolitanas.

As atividades tiveram início em 2008, com a participação de 1.380 escolas, em 55 municípios, nos 27 estados para beneficiar 386 mil estudantes. Em 2009, houve a ampliação para 5 mil escolas, 126 municípios, de todos os estados e no Distrito Federal com o atendimento previsto a 1,5 milhão de estudantes, inscritos pelas redes de ensino, por meio de formulário eletrônico de captação de dados gerados pelo Sistema Integrado de Planejamento, Orçamento e Finanças do Ministério da Educação (SIMEC).  Em 2010, a meta é atender a 10 mil escolas nas capitais, regiões metropolitanas - definidas pelo IBGE - e cidades com mais de 163 mil  habitantes, para beneficiar três milhões de estudantes.

Para o desenvolvimento de cada atividade, o governo federal repassa recursos para ressarcimento de monitores, materiais de consumo e de apoio segundo as atividades. As escolas beneficiárias também recebem conjuntos de instrumentos musicais e rádio escolar, dentre outros; e referência de valores para equipamentos e materiais que podem ser adquiridos pela própria escola com os recursos repassados.


Entrevista feita sobre o programa Mais Educação

Quantos alunos têm nas salas?
R. 125 alunos, com 5 turmas, 3 à tarde e 2 pela manhã.


Como funciona o projeto nesta escola?
R. Ele funciona da seguinte forma: são dois dias da semana de projeto, os alunos que vêm para o projeto e moram longe tomam banho e almoçam aqui, estabelecendo uma educação integral para algumas crianças.


Qual é a faixa etária?
R. 10-12 anos


Quais são as áreas abordadas no projeto Mais Educação?
R. Português, Matemática, Direitos Humanos, Tênis de Mesa e Futsal.


Os alunos demonstram interesse nas aulas?
R. Sim.


Existe muita evasão dos alunos?
R. Não.  Os alunos gostam bastante.


O projeto ajuda no rendimento escolar?
R. Sim. Também são trabalhados os conteúdos abordados na sala de aula.


Quais os pontos negativos deste projeto?
R.A falta de recursos físicos, por exemplo: não há salas próprias do projeto, a quadra não tem cobertura dificultando as atividades esportivas. Dessa forma, prejudica o andamento do projeto.


 













Onde acontece o projeto.




Conclusões
O programa Mais educação traz para a Escola Estadual DR. Evandro Mendes, bons frutos. Ajudando bastante a vida desses alunos que têm a oportunidade de participar de uma educação integral, proporcionando um aprofundamento nas áreas abordadas pelo projeto. Mesmo com as dificuldades físicas da escola para poder fazer o trabalho, é considerável o esforço e a dedicação da equipe dirigente, criando força de vontade nos alunos para os estudos, proporcionando melhor rendimento escolar.



Referências:
DIAS, José Eduardo Santos. Programa Mais Educação. Lagarto, Escola Estadual DR. Evandro Mendes: 2012. Entrevista concedida a João Gustavo Neto.

Mais Educação. Disponível em:< http://portal.mec.gov.br> acesso em: 17, Abril. 2012.





Trabalho elaborado pelos alunos do curso Letras Português-Inglês da Faculdade José Augusto Vieira: José Eduardo Santos Dias, Naiara conceição e Taissa silva.


       













2 comentários: